segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A ispurção du Sexteto




Um duetu pramodi isclarecê us fatu acunticidu nu Bar du Rudrigu, donde adispois di tomá muita cerveja e dividu a ausência du Cumpadi Airam Ribeiru, que prometeu ir lá e num foi, nóis intão dicidiu ispurçar os fartosos du Sextetu, qui inté já istá mortu, mais u cumpadi si azangô. Leia os autu du processu.


REVISÃO DO PARECÊ(Airan Ribeiro)


Eçelentícima muié
Do sexteto a derigente
Venho aqui cum muitia fé
Preguntá pra ta ciente
Nun pidi inté o momento
O meu dizligamento
Do sesteto existente.

Esprico a vossa siória
Qui tenho aqui o testado
Da minha paralizia
Do pruquê fiquei fastado
Cuntece qui todo duente
Nun fica bem da mente
Quando ta aduentado.
 
Modos que de ante mão
Quando a xóça fui fazê
Avisei a sióra intão
De todo os meu procedê
Tonce vêi a duença
Qui intão vossa selença
Essas coisa nun qué vê.
 
Duença a gente num xama
Ela vem cuma inxirida
Mermo qui a gente recrama
Já num disfaiz a firida
Antonce num sô curpado
De nas reunião tê fartado
Cuma diz nas rifirida.
 
Tomém lá no bar do Rudrigo
Ninguém nunca viu reunião
É pur isso é qui eu digo
Qui ta aveno u’a cunfusão
Cunvite nunca ricibí
Antonce num pode dicidí
E ta cabada a questão.
 
Vô botá devogado
Do sexteto num vô saí
Os papé ta ajuntado
Inté o dia do fórum abri
Ô rasga o disligamento
Se num quizé jurgamento
No fórum de ocêis aí.
 
Ondé qui já se viu!!!
A gente num pode mais duecê?
Tudo póde nesse Braziu
Só a sióra nun qué vê?
U’a coisa eu prumeto
Fui onesto no sexteto
É o qui digo pra vosmicê.
 
Adescurpe vossa celença
Das coisa qui falo ciente
Apelo pra vossa consciença
Tenha dó um pôco da gente
Nóis aqui no interiô
Sofre dimais, é um ôrrô
Só qui só somos decente.
 
Nun cuncordo cum a ispursão
Ô qui seja disligamento
A sióra nun tem coração?
É cuma cabà um casamento
Do sexteto sô fundadô
E todos cinco são meus amô
É só o qui digo no momento.
 
Nun tô aqui dizacatano
Venho educadamente
Ô aí ôvi um ingano
Ô foi faia na mente
Seja lá o qui Deus quizé
Apelo pressa grande muié
Qui sempre gostô da gente.
 
Pesso revisão do parecê
Qui seje bem analisado
U’a comissão só pra vê
Se o termo foi otorgado
Ispéro qui a justiça
Nun faça u’a injustiça
Cum pobre matuto coitado.





A ISPURÇÃO DU SEXTETO
(Hull de La Fuente)


Cumpadi e bom amigu
Revevisanu o paricê
“data venia”, eu ti digu,
Nunca vai acunticê
Punição anssim terrivi
Cum vosmicê neça crisi
Purqui foi si adueçê.

Foi lá nu bar du Rudrigu
Entri prosa i bati bôca
In reunião cuns amigu
Qui vei a idéia lôca.
Qui integranti sumidu
Tão pió du qui maridu
Nus dexa drumi di tôca.

Nessi causu a punissão
Nu istatutu tá dizeno:
Que quem farta as reunião
As pena já vai sofrenu.
No seu causu, filizmenti,
Pela dô qui agora senti
O prossessu tô revenu.


Ocê num vai carecê
Atestadu presentá
Todus podi aduecê
I no hospital ficá.
U Sextetu cumpriendi
I omenagi inté lhi rendi
Dexa essa ação para lá.

Isqueça u adevogadu
Qui vai cumê seu dinhêru
Pois são tudu uns forgadu
Num si priocupi parcêru.
U Setextu reunidu
Anuncia u decididu:
Cê é noço cumpanhêru.


Nóis tava tudu di pórri
Nu mei di uma cervejada
Quanu as idéia fógi
I a genti fica abobada.
Era a sodádi cumpadi,
Qui impana a realidadi
Dêxa a menti atrapaida.


Bem qui u Rudrigu falô
Num momentu di juízu
Si u Airan cá num chegô
Eli tevi um bom mutivu.
U Sextetu tá cabadu
Pur ocêis foi inventadu,
Isperi mais si precisu.

O fórum cá di Brasilia
Vevi sempri di recessu
Inté ação di família
Num arcança u sucessu.
Intonci meu bom cumpadi
Isqueçi num faiz alardi.
Nóis num temu nem Congressu.


Istão tudu di ressaca
Prumodi das inleição
I os ôtro vira-casaca
Isperam o mensalão.
Só primêru di janêru
Toma Póssi os badernêru
Sanguessuga da nação.


Ocê num vai ser ispurçu
Issu é pura invenção
Num careci du recurssu
Nem di inventá ação.
Si o Sexteto renascê
Nois tudu vai revivê
Momentus di emossão.


A réplica du cumpadi dá pur incerrada a ação. Brigadim pur intendê nossa bebedera:


Nun ta mais aqui quem falôAiram Ribeiro

Pelo meno tinha um são
Naquela bebedêra
Onde tumô a decizão
De quagi fazê u’a bestêra
Deus agiu de precizo
Dano ao Rudrigo juízo
Pra nun opiná cum asnêra.

Agora memo tô ino a pé
Nma casa do devogado
Pedi pra rasgá os papé
Cum fato já cunsumado
Prumeto aqui de ante mão
Nun mais fartá as reunião
Nem qui teja duentado.

Cunfesso para cumade
Se cuntecesse a ispursão
Eu nun ia fazê alarde
Mais ia morá dento do xão
Nu’a imbira ia minforcá
Eu ia pro lado de lá
Nun ia da nutiça não.

Inda bem qui ocêis
Mermo nu’a cervejada
Uzô de boa sensatêiz
E nu’a só voz pensada
Pur u’a vontade de astuto
Foi revê o estatuto
Cum suas lei organizada.

Tudo bem está agora,
Nun ta aqui quem falô!
Eu nun sei nem a que hora
Esse assunto cumeçô
Vamo intão fazê as rima
Pois essa é nossa sina
De fazê verso cum amô.

 Nun ta mais aqui quem falô
Airam Ribeiro
 
Hull de La Fuente

Nenhum comentário:

Postar um comentário