segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um sabiá na Bahia






Texto da série: "Conversando com os amigos"
Para meu amigo que ficou rico com a loteria, Airam Ribeiro
UM SABIÁ DA BAHIA


 
Ô Sabiá laranjeira
Num fino galho a cantar
Um canto de além fronteira
Querendo a vida exaltar.

Solte tua voz na janela
Da namorada querida
Ou na roseira amarela
Encantadora e florida.

Aposto que a namorada
Vai sorrir cheia de encanto
Por ser a homenageada
De um sabia, eu garanto.

Quero ouvir o teu trinado
Sabiá, lá na palmeira,
Talvez dormir embalado
Por teu canto a vida inteira...

Canta, canta, sabiá!
Nesta terra altaneira
Sua alegria é que dá
A esperança verdadeira. 


Há tempos andas sumido
Não escuto o teu cantar
Por onde andas meu amigo
Vem pro Recanto poetar.

Imitas o João-de-barro
Te envolves em construção
Sabiá não tires sarro
Volte para o teu rincão.

(Hull de La Fuente)



VIM SÓ PRA TE VÊ....

Bem na gaia dum ypê
Na praça da aza norte
Ta eu perto de ocê
Eu gardeceno a sorte
Pur vuá léguas sem fim
Inté xegá no seu nin
Cum as azinha bem forte.

Nesse ypê das flô de rosa
Adonde estô a cantá
Meu trinintá é a proza
Qui ocê ta a iscuitá
Alegre e sastifeitio
Tô a cantá do meu jeitio
Nun jeitinho de sabiá.

Abra já a sua jinela
Nun vê quitô a isperá
A amizade é aquela
Qui nunca foi acabá
Tô te veno na vidraça
Daqui da árvi da praça
Vem aqui min abraçá.

Vim aqui só pra te vê
E sabê cuma cê tá
Venha pra gaia do ypê
Vem pra nóis prozeá
Vamo matá a sôdade
Da nossa mocidade
Qui já foi pra nun vortá.

Nun vô muitio demorá
Pois tô cunstruino um nin
Logo logo eu vô vortá
Pur esse mundão sem fim
Na próxima arvorada
Tô na premêra revoada
Dos bando de passarin.

Airam Ribeiro






Sabiá e mana Milla

Sabiá chegou cantando
veio dar o seu recado
andava ausente, faltando
com o seu canto embalado!

Sabiá, lá da Bahia,
veio dizer, rapidinho,
que a tal da loteria
é piada do Pedrinho!

Milla Pereira






O ornitólogo Catulo

U sabiá, quanu canta
Mi arripía di imoção
Seu cântu entra na arma
Fáis um bêm au curação!

Catulo



Foi só lançar um alerta ,
E o sabia pronunciou-se,
Cantou na hora bem certa,
A entoar um grande amor.

Miguel Jacó




 
Moça triste na janela
De amor a suspirar
Venha logo, ligeirinho
Prestimoso sabiá

Essa moça já não pode
Suportar a solidão
Vem cantar no pé de ypê
E alegrar-lhe o coração

Marina Alves


 
Um sabiá sai da gaiola,
Pra atender seu chamado...
Vem trazendo o trinado,
Dos poemas e sua viola...

Jacó Filho

Hull de La Fuente

Nenhum comentário:

Postar um comentário