sábado, 17 de setembro de 2011

Cumpadi Catulu e eu




CUMPADI CATULO E EU



Nois tem gosto de rocêru
pur  noça terra querida
é u gosto du brasilêru
que sabi vivê a vida.

Quano das coisa ocê fala
aquilu qui u zóio vê,
na minha garganta intala
u prantu qui dá prazê.

Ocê vê cum zóio belu
u qui faiz a natureza
Du Ipê roxo i amarelu
ocê canta a beleza.

Da bicharada bunita
que vevi ao derredó
nu seu peitu u canto grita
é uma canturia só.

Canta u sabiá na mata
na varanda u Curió,
I u Bem-ti-vi arrebata
lá na manguêra cum um dó.

Um dó de peitu afinadu,
chamanu a passarada
i u sertaneju tocadu
vai du dia à madrugada.

Ah, meu cumpadi Catulo
Tomara qui u mundo vissi
essi teu sítio num pulo,
i di lá nunca saíssi.

Ocê é abençuadu
U teu sítiu é um paraísu,
mai é mió preservadu
dessi mundu sem juizu.

Um abração pra vosmicê,

Ulli




 Interações:

Cumpadi Eurípedes troxi essis versu pramodi alegrá us cumpadi rocêru. Brigadim, cumpadi. Amei.

Uma prosa di cumpadi
Qui dá gosto di si lê
Dá sodadi do raçadu
Ondi um dia fui vivê
Mandu um abrassu apertadu
Pru Catulu e inspiradu
Mandu um beju pra ocê!

Euripedes Barbosa Ribeiro

 


Meu cumpadi e manu Catulo dexô seu gardecimento; ocê mereci cumpadi.


Minha mana mecê sábi
Qui u mér di abêia é bão,
Senti u gôstu du mátu,
Véve us têmpu cum imoção,
Cum a simpricidádi da vída,
Véve sêmpri cumprumitída,
Mecê móra nu meu coração!

Us teu vérsu ilugiôsu
Mi arripía interim,
Dá uma imoção bem fórti
Qui eu trêmu muitu, infim!
Quându lêiu us teu vérsu,
Avôo pelu univérsu
Ficu filiz, contentim!

Brigádu, mana, num amerêçu tântu anssim.
Bração prá mece!
Catulo

Hull de La Fuente

Nenhum comentário:

Postar um comentário