sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia do índio?


imagem: Luta tribal dos xavantes.

Dia do Indio?


Xavantina – Mato Grosso



Eu era apenas uma menina de 11 anos quando cheguei a Xavantina, naquele tempo era uma pequena vila, ainda chamada “Rio das Mortes”, por causa do rio lindo que tem lá. Dizem que aquele é um dos únicos rios do mundo, aonde a poluição não chegou.

Mas eu quero falar de índios. Conheci três tribos, Bororos, Carajás e Xavantes.

Dos Bororos conheci o que sobrou deles, lá no Meruri, uma “reserva” dominada pelos padres Salesianos. Havia ali um colégio. De um lado ficavam os meninos, do outro as meninas, e eu estava lá. Era um internato.

Os poucos remanescentes bororos, aprenderam música, e tocavam numa orquestra, apresentavam-se, como bichos raros, pela Europa, jamais eu soube de alguma apresentação deles pelo Brasil. Foram os padres que os aculturaram. Aonde o branco chega leva a morte e a destruição. Não creio que possa existir ainda algum bororo.

Os Carajás já eram misturados com outras nações indígenas, pouco restou deles também, até a Ilha do Bananal acabou. Soube que o rio assoreado ligou a ilha às margens do rio e assim não há mais ilha. Fazer o quê?

Os carajás agora são poucos, vivem pelas cidadezinhas de Mato Grosso e Goiás, são bêbados, doentes, muitos com HIV, tornaram-se delinqüentes, seres indesejáveis, mas sob a “proteção” da FUNAI. Proteção??

Os xavantes seguiram o mesmo caminho. Também foram aculturados. Um deles até foi deputado e era motivo de piadas e chacotas na TV. Ele foi industriado pelo branco, pra seguir a carreira política, o coitado nem sabia ler. Foi manobrado. Usava um gravador para registrar as promessas que eram feitas pelos homens “civilizados”. Morreu aqui em Brasília, onde viveu o restante de sua curta vida, sempre pedindo mais e mais. O índio, quando aculturado, perde a unidade de tribo. Fica individualista, pior do que o branco.

O índio é um ser puro! Ele não possui anticorpos para suportar as mazelas do homem branco. Não possui anticorpos para as doenças, nem para a safadeza, que logo eles aprendem. 

Mas Xavantina progrediu. De índio, só tem o nome derivado.

Onde estão os índios?

Hull de La Fuente

Nenhum comentário:

Postar um comentário