sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Meu Nome Minha História




Meu nome minha história


Hoje eu quero explicar a razão por que vou usar a partir de agora, meu nome de batismo.

Fui registrada como HULL BIQUIBA DE LA FUENTE, fazer o quê? Meu pai, Mozart Biquiba de La Fuente, assim o quis. Passei minha infância tentando explicar a origem do nome. Não adiantou nada, a infância foi no interior de Mato Grosso, onde nasci. Lá, ninguém sabia que existiu um estadista norte americano por nome Corden Hull, ninguém sabia que existem três cidades no mundo (Inglaterra, Canadá, EUA), com o nome de Hull. Tal informação não iria acrescentar nada à vida deles, mas eu tentava explicar, na escola, no colégio interno, no teatrinho da prefeitura, nas brincadeiras de roda, enfim, por onde eu passava.

Cheguei à faculdade e o problema se repetiu. Alguns colegas, mais espirituosos, até chegavam a dizer: “se eu tivesse um nome assim, eu nem ia fazer faculdade, pregava um placa na porta e começava a explorar os incautos.”
Mas eu não explorei ninguém. Decepcionei-me com a advocacia logo depois de formada. Não reconheço o direito do bandido. Sou bem Tomás de Aquino, que afirmava que um membro doente do corpo, deve ser amputado.
Quando fui morar na Europa descobri que eu era "dona” da maior frota de carros do mundo, sim os carros de Hull tinham o nome da cidade e  meu, é claro, Viu? Sou também placa de automóvel, risos.

Hull é uma cidade portuária no Norte da Inglaterra, com um grande estaleiro, daí vários compartimentos do navio possuir o nome Hull. Se você embarcar em um navio, vê o que você vai fazer em “mim”, hein?


Mas tudo isto é para dizer que doravante, em homenagem ao meu pai, que já está com Deus, usarei meu nome de fato e de direito, chega de explicar às pessoas que meus simples textos, são escritos por mim, não são tradução, como muitas vezes perguntam.

Não usarei o sobrenome árabe, “Biquiba”. Serei Hull de La Fuente como já venho registrando nos textos.
“Noche de Clara luna” era como meu tio La Fuente falava das noites enluaradas, daí a adoção do pseudônimo por mim, aqui no Recanto. Na verdade eu queria fazer uma brincadeira com o Pedrinho Goltara e com a Mira Ira, ele meu colega na Usina de Letras, onde publico desde 2005, e à Mira, minha leitora querida, que eu pressentia tratar-se de uma grande poetisa, pelas mensagens que ela me enviava.
Tá explicado meu nome. Sou de origem árabe-espanhola, com um nome inglês, Hull. Sou ou não sou representante das Nações Unidas?

Beijos,


Hull de La Fuente

Nenhum comentário:

Postar um comentário