sábado, 17 de setembro de 2011

Netuno, o pescador (e suas rixas com as sereias)






Netuno, o pescador (e suas rixas com as sereias)
Netuno era um pescador
Das margens do Araguaia
De causos, inventador,
Que contava pelas praias.
Falava de ouro e garimpos
De estrelas e diamantes
Que de ouro fez os brincos
Pra sua ninfa e amante.

Mas quando ele bebia
Perdia até a noção
Pois tudo o que dizia
Não tinha sentido não.
Deitava-se na areia
E começava a cantar
Falava só de sereia
A quem queria matar.

 
E pela praia ecoava seu canto alto e triste:
 
 

   
“Essa sereia escamosa
É cobra i e pexi feróiz
Tem  murdida pavorosa
Tem um abraçu atróiz.”
 “Por Adão foi condenada
A condenação eterna
Ela fica excitada,
Mai num pode abrir as perna.”

“É pur issu que a mardita
Come us homi é pela boca
Cum u cantu ela excita
E pega o cara di tôca.”
 “Eu num gostu di sereia
Seja di riu o di má
É mio amá baleia
Isqueça as iemanjá.”

“A bicha é feiticera
Nem tubarão gosta dela
Só si fingi di facêra
Mais só arma isparrela.”
 “Si ocê é homi casadu
Da sereia é u predileto
Pra fazê um belo assadu
Ô ti ismagá cuma inséto.”

"Si eu pego as sereia
num dia di vendaval
eu salgo elas na areia
inté virá bacalhau".

 “Si a sereia eu incontrá
Jogo ela na cisterna
Quero vê ela iscalá
Pois ela num abri as perna.”



Observação: Netuno foi um dos muitos malucos que eu conheci quando menina. Ele sabia muito  das lendas dos rios e mares, por isso o chamavam de "Netuno".

Ele não fazia mal a ninguém, só a ele mesmo, com o tanto que bebia. Eu ouvia seus impropérios e pensava comigo:

_o que sera que se passa na mente desse coitado?  Por que essa raiva das sereias?  Pois sua raiva contra as iaras e sereias não tinha limites.

Eu saí daquela região e nunca mais soube do Netuno.


Todos os versos foram criados por mim. Mas eu me lembro que ele repetia ao final de cada um de seus versos, que a sereia não abre as pernas.


Hull
Hull de La Fuente

Nenhum comentário:

Postar um comentário