sexta-feira, 16 de setembro de 2011

San Valentino, o santo dos enamorados



(Hull de La Fuente)


Corria o ano 197 depois de Cristo quando Valentino se converteu ao cristianismo e foi ordenado bispo de San Feliciano de Foligno. Conhecido e festejado em todo mundo, São Valentino foi martirizado por unir em matrimônio, dizem, o primeiro da história, uma jovem cristã e um legionário romano.

Valentino se encontrava em Roma no ano de 270, para pregar o evangelho e converter os pagãos, quando foi advertido pelo imperador Cláudio II, o Gótico, a suspender o ritual de bênção aos enamorados e que se convertesse ao paganismo e ao culto ao deus Lupercus, protetor dos gregos.

A festa a Lupercus era celebrada em fevereiro, quando se esperava a primavera, a estação do renascimento. Essa festa era muito esperada pelos jovens romanos, pois era como uma loteria de amor. Os nomes dos rapazes e das moças eram colocados misturados numa urna e uma criança ia retirando os nomes e formando casais que passavam a conviver em intimidade, para consolidar o rito da fertilidade.

Valentino, diante de Cláudio, o Gótico, recusou-se a abjurar a própria fé, pelo contrário, tentou converter o imperador ao cristianismo. O imperador foi tolerante e ao invés de mandá-lo para a prisão comum o confiou a uma família nobre, até ser verdadeiramente preso por ordem do imperador Marco Aurélio Cláudio Quintillo, sucessor de Cláudio, o Gótico.

O império prosseguia na sua perseguição aos cristãos e à igreja de Roma, porque a popularidade de San Valentino estava crescendo. Conta-se que na prisão Valentino conheceu e curou da cegueira a filha do carcereiro, para quem, antes de ser morto, deixou um bilhete muito terno com a doce dedicatória: “do teu Valentino”.

O uso de bilhetes entre os enamorados, dizem, originou-se deste fato.

O mundo todo comemora no dia de hoje, 14 de fevereiro, o dia dos namorados. Ao que tudo indica, os cristãos tomaram a data da festa ao deus Lupercus para homenagear San Valentino.

Aos enamorados, deixo aqui o meu terno abraço e votos de felicidade eterna. Que tal enviar agora um bilhetinho de amor, uma flor e um chocolatinho a quem você ama? Acredite, San Valentino intercederá.

Feliz San Valentino a todos!

Obs: Este artigo foi publicado na minha página da Usina de Letras em 2006.
Hull de La Fuente

Nenhum comentário:

Postar um comentário